quarta-feira, 18 de maio de 2011

Gêneros Textuais

Todo dia, você acorda de manhã e pega o jornal para saber das últimas novidades enquanto toma café. Em seguida, vai até a caixa de correio e descobre que recebeu folhetos de propaganda e (surpresa!) uma carta de um amigo que está morando em outro país. Depois, vai até a escola e separa livros para planejar uma atividade com seus alunos. No fim do dia, de volta a casa, pega uma coletânea de poemas na estante e lê alguns antes de dormir. Não é de hoje que nossa relação com os textos escritos é assim: eles têm formato próprio, suporte específico, possíveis propósitos de leitura - em outras palavras, têm o que os especialistas chamam de "características sociocomunicativas", definidas pelo conteúdo, a função, o estilo e a composição do material a ser lido. E é essa soma de características que define os diferentes gêneros. Ou seja, se é um texto com função comunicativa, tem um gênero... Este texto está no site da revista Nova Escola (http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/generos-como-usar-488395.shtml)

Pensando na importância dos gêneros textuais elaboramos uma atividade lúdica, assistida por nossa cadela terapeuta (Zoah), para pacientes hospitalizados que estão afastados do cotidiano escolar.

Trabalhando os gêneros, mantemos a língua viva e a exploramos em suas diversas formas; no caso dessa atividade abordamos: poesia, carta, reportagem, bula e música.



A Zoah está presente durante toda atividade, pois sua presença estimula a participação dos pacientes. Em certos momentos sua roupa foi usada como pano de fundo para os gêneros textuais e em outros sua companhia foi fundamental, como na hora de ouvir música.





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